domingo, 13 de janeiro de 2008

A saga do marshmallow.

No Brasil eu sempre achei marshmallow um doce borrachudo. Não era um dos meus preferidos, mas isso não me impedia de ir com uma sacolinha cheia deles para dentro do cinema assistir um filme. É um doce que não tem tanto açúcar e eu admito que já tive dor na articulação têmporo-mandibular de tanto mastigar essa inguaria borrachuda.
Quando mudei pra cá, cheguei a comprar um pacote de marshmallows. Mas da mesma forma que no Brasil eu abusei deles na forma como eram servidos. E novamente, fiquei com a boca cansada de tanto mastigar.
Depois de algum tempo morando aqui, fiz uma viagem e nesta uma amiga me falou que tinha muita vontade de comer marshmallows preparados na foqueira. Isso mesmo: todos os desenhos e filmes que mostram uma comida branca sendo preparada no espeto durante o acampamento, não tem nada de queijo, é marshmallow mesmo. Fiquei entusiasmada com a proposta. Provar comidas diferentes já me colocou em más situações, mas tinha certeza de que este não seria o caso.
Na verdade me surpreendi. Eu pensava que preparar o marshmallow na fogueira simplesmente o faria ficar quente, mas na verdade ele fica com uma textura diferente, e adivinhem: ele derrete na boca. Passei a apreciar o doce muito mais. Mas como fazer fogueira aqui não é uma coisa fácil, acabei ficando bastante tempo sem repetir a dose.
No mês passado no entanto, eu descobri mais uma inovadora e deliciosa maneira de apreciar a textura surpreendente do doce. Eu estou trabalhando em uma escola montessori, e a professora líder havia preparado um material especial para o inverno, onde as crianças serviriam chocolate quente com marshmallows para um colega. Esse material rapidamente se tornou um dos mais procurados pela turma, curiosa eu fui preparar o drink em casa. Mais uma surpresa: a textura fica ainda mais cremosa, não apenas derrete na boca, mas lembra bastante o chantilly.
Saudosa da inguaria preparada na fogueira, ao assistir o filme "o casamento dos meus sonhos" vi que em uma cena o mocinho do filme prepara o mesmo doce, não na fogueira da lareira, mas numa vela. Não perdi tempo e copiei. Ficou muito bom.
Comer marshmallows requer um certo conhecimento, pelo menos pra evitar dores causadas pela excessiva mastigação...

2 comentários:

Paulo Renato disse...

E eu que até hoje que nunca coloquei um marshmallow na boca - sequer vi um! Nem sei se vendem por aqui, no super nunca encontrei, mas deve ter em algum lugar...

Paulo Renato disse...

Neste fim-de-semana descobri que eu conheço o tal de marshmallow!

Acontece que aqui no Sul a gente chama de maria-mole, eh eh ...