terça-feira, 21 de agosto de 2007

Os mapas e a perdida.

Os mapas, vocês sabem o que são. A perdida sou eu. Incrivelmente as vezes eu consigo me perder mesmo com auxílio de mapas, mas em geral eu necessito ir a um mesmo lugar várias vezes antes de aprender o caminho sem nenhum tipo de ajuda.
Dizem as más línguas (eu inclusive uma delas) que quando uma pessoa tem experiências de internação em hospital prolongadas, fica com o senso de direção alterado. Devido a asma crônica na infância, eu tenho um não senso de direção. Consigo distinguir bem direita de esquerda (tem gente que não consegue), mas acontece que aqui direita e esquerda não são direções, são lados.
Agora imagina a cena: você está perdido num lugar completamente estranho ao sol do meio dia. Para pra perguntar à primeira alma caridosa onde fica a saída mais próxima para a "Rua Fulano de Tal" que é uma rua que você conhece. Como resposta você tem algo do tipo: "é só seguir na direção norte, passar dois blocos, e virar para oeste". A alma caridosa (como todos por aqui) está com pressa e se vai antes mesmo que você possa perguntar alguma coisa...
Mas pra onde diabos é norte??? Lembro que quando eu estava na escola uma vez ensinaram a ver as direções se posicionando em relação a direção do sol nascente e poente. Juro que não me lembro como é. Mas me diga mesmo: uma pessoa com dificuldade de lembrar caminhos, está dentro de um carro, com problemas no senso de direção vai conseguir saber onde é o norte?
Mas tudo bem, a pessoa que você perguntou pode não saber todos esses detalhes. Quando eu saio, normalmente eu sempre vou equipada com os mapinhas criados por sites, geralmente bem detalhados, inclusive com a distância a ser percorrida antes da próxima entrada.
Estou eu, me preparando para mais uma aventura ao desconhecido atrás do meu volante, vou no site de mapas, coloco o endereço da minha partida e do meu destino, e com o que eu dou de cara? "Siga oeste em direção à Rua Cicrano". É brincadeira né mesmo? Como diabos eu vou saber para onde é o oeste? Se eu soubesse como chegar na Rua Cicrano eu não precisava de mapa!!!
Acho que a única solução é deixar a minha indignação de lado e juntar dinheiro pra comprar uma boa bússola e deixar no carro.

3 comentários:

Paulo Renato disse...

Selecionei todo o texto para poder enxergá-lo, eh eh ...

Fabi, o sol nasce no leste e se põe no oeste. Olhando para o nascente, o norte fica para a esquerda e o sul para a direita.

Aí no hemisfério norte, normalmente o vento frio vem do norte (do pólo) e o quente vem do sul (trópicos).

Fabiursa disse...

Obrigada pela dica Paulo, mas mesmo assim ainda fica complicado pra mim, pq eu tenho que me imaginar nessa posição pra poder ver a direção...

Mas o que tem haver com os ventos?

Paulo Renato disse...

O vento pode te ajudar a descobrir a direção, eh eh...
Se tiver vento frio, provavelmente virá do norte, se quente, do sul...