quinta-feira, 9 de agosto de 2007

AUTO REPAIR, ou seria ASSAUTO REPAIR???

Acabei de chegar do mecânico. Estou me sentindo assaltada. Cheguei no mecânico pra fazer troca de óleos. Daí aproveitei pra trocar também as lâmpadas do farol, por que somente o farol luminoso estava funcionando. Pelo telefone o rapaz me falou que seria $21,00 pelo óleo e isso incluía um check up no carro. Sabe quanto deu minha conta? $65,84! Paguei mais do que o triplo do preço por duas lâmpadas de farol!
Aproveitei pra perguntar sobre um barulho estranho que meu carro está fazendo pensei que estivesse algo apertando a roda, pois só faz barulho quando eu ando. Pois bem. O mecânico resolveu dar uma passeada com o meu carro. Andou 6 milhas (3 vezes mais do que a distância entre a minha casa e a oficina, que fica no outro lado da cidade) e depois de examinar o carro falou que era uma borracha da suspensão que estava gasta, e precisava ser trocada. O custo do serviço? Ficaria por $550 com o alinhamento. Cheguei em casa e fui fazer a pesquisa na internet pra saber quanto custa a tal peça. Quase caí pra trás. Cada uma custa $16. Isso mesmo: desesseis dólares e não cento e sessenta. Meu carro precisa de uma peça para cada lado, ou seja, de material o custo seria $32. Eu estaria pagando mais de 1000% só com mão de obra.
Liguei para mais 2 lugares, um deles me deu o preço total de $540,00, ou seja, estão assaltando dez dólares a menos. O segundo foi um pouco mais razoável: $329,95 O assalto tá mais barato, mas ainda está caro.
Será que tem alguém que cobra um preço mais razoável pra fazer isso? Se as peças custam $32, eu estou disposta a pagar no total de $200 pelo serviço completo (e olhe lá...), por que sei que é uma coisa que dá trabalho, e o cara precisa saber pra fazer. Mais do que isso é roubo.

3 comentários:

Rivi disse...

Adorei o blog, Fabi!

Paulo Renato disse...

A indústrias automobilística e petrolífera constituem a maior máfia legal do planeta. Tudo que gira ao redor deles é muito caro.

O carro elétrico só não existe porque eles não deixam. Vide a exitosa experiência feita na Califórnia e que foi escandalosamente abafada.

Carro elétrico não faz barulho e não polui. Mas não consome petróleo e tantas peças de reposição quanto o motor a explosão.

Estamos para abandonar o velho paradigma dos veículos movidos a energia fóssil. Será uma revolução. Mas a máfia resiste o mais que pode...

Fabiursa disse...

Isso é uma máfia mesmo.

Os Chineses já construíram um carro cuja estimativa do custo aqui para o consumidor é de $3000 (zero quilômetro). Muito barato comparado aos outros. Resultado: os EUA estão tentando barrar esse carro a todo custo pq se ele entrar no mercado aqui, essa fatia quebra.

Quanto a carro elétrico, foi lançado um aqui, que pode ser elétrico e a energia solar. COntudo ele é caro pro tamanho (todo mundo aqui prefere carro grande por causa das nevascas, e esse é bem pequenino) além de a velocidade máxima dele ser pequena, ou seja, não pode ser usado nas estradas de alta velocidade, o que corta a fatia da população que se interessaria de comprar, pra economizar no combustível por andar longas distâncias.